Final de ano chegando e as empresas de comércio e indústrias precisam inventariar seus estoques.
Mas afinal, o que é INVENTÁRIO DE ESTOQUE?
O inventário é o processo de identificação, conferência da classificação e contagem dos produtos mantidos por sua empresa em 31/12 de cada ano. Os dados colhidos neste processo serão registrados em diversos demonstrativos contábeis e obrigações fiscais acessórias. Por isso, é preciso organizar sua operação para realizar o inventário de estoque. Ele também é uma importante ferramenta para o seu negócio, permitindo identificar fraudes, prevenir desperdícios, verificar as mercadorias com maior fluxo de venda, evitar manter mercadorias paradas e ainda ter uma boa base de dados para estratégia de vendas.
Seguem algumas orientações:
Empresas com sistemas: As empresas que utilizam sistema para controle de estoque devem providenciar o arquivo do inventário diretamente de seu sistema.
Empresas com controles manuais: Aqueles que fazem controles manuais devem realizar o levantamento físico e registrar em planilha de Excel.
O que deve estar relacionado:
Para as Indústrias: As indústrias devem informar os produtos para industrialização, os produtos semiacabados e acabados.
Produtos em posse de terceiros: Não esqueça de relacionar os produtos da sua empresa que estão em posse de terceiros, como por exemplo os produtos em remessa para industrialização. O contrário também deve ser observado, faça o registro do estoque que está na sua empresa dos produtos de terceiros.
Alertamos que não é necessário fazer levantamento do imobilizado, como também do estoque de itens de consumo.
IMPORTANTE: Enfatizamos que o inventário de estoque é indispensável para atender as obrigações acessórias e fazer os encerramentos contábeis. Aqui no JC solicitamos aos nossos clientes o envio do inventário até o dia 15/01/2022.
Penalidades aplicadas na inexistência de transmissão ou omissão de fatos: